Planejamento de Marketing e Marca para 2025: Estratégias, Técnicas e Ferramentas para começar o ano com o pé direito
Entra ano e sai ano e muita gente ainda continua se esbarrando em algo que devia ser simples no dia a dia de quem tem uma marca: planejamento. Você se enquadra nesse perfil?
Gerir um negócio, por menor que seja, traz inúmeros desafios, mas acredite, o planejamento de Marketing e de marca pode facilitar as coisas, fazendo com que você alcance seus resultados de maneira ordenada, controlada e assertiva até o final do ano.
Para saber tudo sobre como fazer um planejamento de Marketing e marca para 2025, fique atento a leitura deste post e saiba que estratégias, técnicas e ferramentas serão necessárias.
Por que fazer um Planejamento de Marketing e Marca para 2025?
O marketing e a gestão de marca enfrentam desafios cada vez maiores. A quantidade de empresas e pessoas anunciando seus produtos e serviços, faz com que a atenção dos consumidores seja cada vez mais disputada. É por esse motivo que planejar as melhores estratégias para se promover é algo tão importante. O uso de técnicas como as METAS SMART, 5W2H, ciclo PDCA e inteligência artificial devem ser maneiras eficientes para criar planos de ação que possam ir de acordo com o objetivo da marca e do negócio no próximo ano.
Em 2025, um planejamento de marketing eficaz precisará equilibrar dados, criatividade e execução disciplinada. Abaixo, trouxe alguns dados que vão te ajudar a entender ainda mais sobre a importância da criação de um planejamento.
- Cenário Digital Crescente: Segundo a Abrasel, o investimento global em marketing digital deve ultrapassar $900 bilhões até 2027
- Consumidores que prezam por Experiências: A McKinsey revela que 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas e 76% se frustram quando isso não acontece.
- Compras Online avançando: De acordo com a Opinion Box, 88% dos consumidores fazem pelo menos uma compra online por mês e apenas 26% preferem comprar em lojas físicas.
Olhando para esses dados, podemos concluir algumas coisas:
1 – O aumento da concorrência pela atenção do consumidor só tende a aumentar;
2 – Os consumidores se tornaram cada vez mais exigentes e esse comportamento não apresenta índices de regressão;
3 – O Marketing Digital é o presente e o futuro dos esforços de uma marca, visto que as compras online só crescem.
4 – A falta de um planejamento de Marketing para 2025 só irá deixar a sua marca menos competitiva no mercado, gerando dificuldades no cumprimento dos objetivos.
Agora que você já sabe de tudo isso e tem certeza que fazer um planejamento de Marketing e marca é a melhor maneira de crescer no próximo ano, vamos a algumas técnicas!
Estratégias e Técnicas Fundamentais para o Planejamento de Marketing e marca
Para alinhar objetivos estratégicos com execução prática, métodos comprovados ajudam a estruturar as ações. Separei 3 técnicas que eu costumo usar nos meus próprios planejamentos, além de aplicá-los com mentorados, alunos e empresas ao longo dos anos.
1. METAS SMART
Muito disseminada por Peter Drucker, as metas SMART apontam critérios que uma meta deve ter para ser uma meta consistente. Definir tais metas é essencial para direcionar a equipe e avaliar o progresso rumo ao objetivo desejado. Abaixo, os critérios definidos pela técnica.
- Específico (Specific): Em vez de “aumentar vendas”, defina “crescer 20% em vendas online em três meses no segmento de tecnologia”.
- Mensurável (Measurable): Acompanhe métricas como volume de vendas, tráfego de site ou ROI.
- Alcançável (Achievable): Avalie recursos e equipe disponíveis para atingir o objetivo. A meta proposta precisa ser realista.
- Relevante (Relevant): Relacione a meta com os objetivos principais da marca. Ela realmente é importante para o atingimento do que é desejado?
- Temporal (Time-bound): Inclua prazos para manter você e os envolvidos na execução, focados.
2. 5W2H: Transformando Estratégias em Planos de Ação
Surgida no Japão, na década de 50, a 5W2H é uma ferramenta muito utilizada em diversos setores, tendo trazido muita eficiência a segmentos como a produção de carros.
Essa ferramenta prática busca definir o que será feito, por quê, quem fará, quando, onde, como e quanto custará. Abaixo, um exemplo da aplicação dessa metodologia.
- What (O quê?): Criar uma campanha de marketing sazonal para o Natal.
- Why (Por quê?): Aumentar a fidelização de clientes e aproveitar o período de maior consumo.
- Who (Quem?): A equipe de marketing digital e o gestor de projetos.
- When (Quando?): De outubro a dezembro de 2025.
- Where (Onde?): Redes sociais, site e marketplaces.
- How (Como?): Com anúncios pagos, e-mail marketing e promoções exclusivas.
- How Much (Quanto?): Orçamento estimado de R$50 mil para anúncios e produção de conteúdo.
3. PDCA: O Ciclo de Melhoria Contínua
Desenvolvido por Walter Andrew Shewhart, físico e estatístico norte-americano, O PDCA é uma metodologia trabalhada em etapas que serão sempre repetidas, a fim de revisar processos continuamente:
- Planejar (Plan): Mapear o público-alvo e desenvolver campanhas.
- Executar (Do): Implementar estratégias no prazo definido.
- Verificar (Check): Monitorar KPIs (Indicadores de Desempenho). Ex.: Taxa de conversão ou engajamento.
- Agir (Act): Ajustar as campanhas com base nos resultados para maximizar impacto.
4. Personas e Jornada do Cliente
Por último, mas não menos importante, entender o seu público e a sua persona são essenciais, mas você já deve ter ouvido isso várias vezes, não é?
A verdade é que, mesmo ouvindo falar disso em vários momentos, baseado em leituras, cursos, vídeos e conteúdos de vários especialistas, mapear o público e personas ainda parece ser uma dificuldade do empreendedor ou do profissional autônomo.
Eu sempre busco dizer que, a melhor maneira de mapear isso é olhando para dentro de casa, ou seja, para quem já é o seu cliente e quais as suas necessidades, desejos, comportamentos e características principais. Esse exercício de olhar para dentro só não deve ser feito se, por algum motivo, você acabou captando como cliente pessoas que não são o seu ICP, ou seja, seu Ideal Customer Profile, ou seu Cliente de Perfil Ideal.
Após identificar quem você deseja atingir, verifique que jornadas esse consumidor faz até chegar em você. Que redes sociais ele acessa? Por quais canais de comunicação ele passa? Como ele compra de você e quais comunicações ele recebe até efetivar a compra? Você também pode planejar que caminhos ele deve seguir após a compra, indicando um relacionamento pós–venda que vai fazer com que o cliente seja fidelizado.
Ferramentas para criar e acompanhar o seu planejamento de Marketing e marca
Agora que você já sabe a importância de um planejamento estratégico, os dados e os contextos por trás de um planejamento, hora de, finalmente, colocá-los no papel, afinal, ele precisa estar documentado para que você o consulte, faça adaptações e acompanhe o seu processo.
Com documentos bem organizados, não só você como sua equipe saberão exatamente quais são os objetivos, prazos e responsabilidades, garantindo:
- Redução de erros: Registros claros evitam mal-entendidos.
- Memória organizacional: Planejamentos anteriores servem como base para novas estratégias.
- Facilidade de análise: Permite comparações entre metas e resultados reais.
Para tanto, separei algumas ferramentas que eu uso no meu dia a dia para documentar os planejamentos de Marketing. Confira!
- Google Docs:
Criação colaborativa de documentos em tempo real
Essa ferramenta faz parte do pacote de recursos disponibilizados pelo Google e funciona de forma muito parecida com o bom e velho word, sabe? Porém, o que mais se destaca nessa ferramenta de escrita e documentação é a criação colaborativa de documentos em tempo real, além de salvamento automático, conexão rápida com outros recursos Google e uma série de ferramentas intuitivas, onde você pode organizar textos, tabelas, imagens, etc.
- Notion:
Organização de dados, cronogramas e relatórios de desempenho.
O Notion é uma daquelas ferramentas super completas, na qual você pode organizar seu planejamento, cronogramas e ações de forma completamente visual e sistemática, criando tipos de paineis e documentos de inúmeras formas. Na plataforma, são disponibilizados inúmeros templates que podem ser adaptados segundo a necessidade de cada usuario.
- Trello, Asana, Monday:
Para gerenciar tarefas e acompanhar prazos.
Se você deseja organizar as tarefas, organizar prazos e cronogramas, além de acompanhar a rotina dos times e as suas próprias atividades, ferramentas como o Trello, Asana e Monday são excelentes exemplos. Nelas, é possível criar quadros ou cartões que organizam as tarefas de modo visual mostrando o fluxo de trabalho, os prazos, quem irá executar cada tarefa, dentre outras funções.
O que não te dizem sobre o Planejamento de Marketing e Marca e quais devem ser os próximos passos
Fazer um planejamento de Marketing requer um profundo conhecimento da sua marca, isto é, daquilo que você busca entregar como resultado para as pessoas, baseado em qual é o seu propósito como empresa ou como profissional autônomo.
Isso significa que o objetivo que você projeta num planejamento de marketing, como o aumento da base de clientes, aumento do faturamento, reconhecimento de marca ou qualquer outro desejo, deve ser pautado nos seus valores, desejos e necessidades enquanto negócio.
O processo de planejar pode ser simples, mas o grande ganho está na execução dos processos. Por isso, não basta aplicar as técnicas e ferramentas que viu aqui e mapear tudo o que deseja fazer. É principalmente necessário executar tudo com o máximo de rigor possível em relação ao que foi projetado.
O segundo trunfo pós-execução, trata-se da análise.
Esteja munido dos dados disponibilizados pelas plataformas online como as redes sociais, verifique a taxa de abertura de e-mails, quantas pessoas clicaram no seu site ou qualquer outra métrica e indicador que possa demonstrar se você e o planejamento estão no rumo certo.
Leu esse artigo até aqui, entendeu a importância do planejamento, mas ainda tem dúvidas?
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